O bolinho Brownie é uma sobremesa de chocolate típica da culinária dos Estados Unidos e pode ser definida simplesmente como um bolo úmido feito em um tabuleiro para bolos e partido em pequenos quadrados.

Esse bolo é geralmente acompanhado por sorvete, mas pode ter uma cobertura de geleia de Damasco e pedaços de nozes na massa.

A história do Brownie

Segundo o que contam por aí, na “Larousse Gastronomique”, a primeira receita escrita de brownies apareceu no “The Boston Cooking-School Cook Book”, em 1896, e eram biscoitos feitos com melaço. Os brownies como os conhecemos hoje só apareceram na edição de 1906 desse aclamado livro.

O nome refere-se aos brownies, um tipo de duende do folclore anglo-saxão, e teria ficado famoso depois da edição de “The Brownies, Their Book” por Palmer Cox, em 1887.

Receita saborosa de brownie

Foi só em 1907 que apareceu outra receita no “Lowney’s Cook Book Illustrated”, em que a Sra. Howard adicionou um ovo e uma tablete de chocolate, para fazer um brownie mais saboroso, e chamou essa mudança de “brownies Bangor”.

Aparentemente, esta receita atraiu uma teoria que, possívelmente, uma mulher de Bangor teria sido a inventora do brownie, e pode ser encontrada na “The Oxford Encyclopedia of Food and Drink in America”.

Aqui vamos unir nosso amado café ao bolo americano (ou Bongonensse) que tanto nos agrada. Então vamos lá para a receita de brownie de café cremoso.

Brownie de Café para fazer em casa

Ingredientes

[the_ad id=”3946″]

Modo de Preparo

Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo.
Quando a manteiga estiver totalmente derretida, retire do fogo e adicione o chocolate meio amargo, e mexa até que o chocolate esteja totalmente derretido (se precisar, volte para o fogo baixo e mexa mais, não deixe ferver).

Em uma vasilha grande, misture os ovos, o café solúvel, sal, baunilha e mexa bem até desmanchar o granulado do café. Na sequência, adicione o açúcar e mexa novamente.

Quando a massa estiver homogênea adicione o chocolate e manteiga derretidos. Mexa bastante e vá adicionando aos poucos a farinha até a massa ficar uniforme. Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Preaqueça o forno por cinco minutos em temperatura média (180ºC) e asse por 30 a 35 minutos.

Deixe esfriar, cubra a forma com um pano de prato e leve à geladeira por 20 minutos até que o brownie endureça para ser cortado.

Desenforme o brownie sobre uma superfície onde possa cortá-los, corte-os em quadradinhos, polvilhe com açúcar e se quiser enfeite com alguns granulados de café.

Brownie de Café para fazer em casa
Brownie de Café para fazer em casa | Café com Bytes

O barman do restaurante misturou cachaça e café e criou um drink com um sabor bem diferente. A Caipirinha de Café!

 
Que a famosa cachaça e o tradicional café são símbolos nacionais, ninguém tem dúvidas. Daí alguém pensou: E se juntarmos os dois e incluirmos limão, gelo e açúcar, será que dá certo?
 

Surgiu a Caipirinha de Café!

 
Quem fez essa mistura foi Marcos Melo Júnior, filho do dono do Bar do Melo que é um restaurante especializado em comida nordestina e fica no bairro da Moóca em São Paulo.
 
O restaurante tem uma carta de bebidas chamada, Clube da Cachaça, então Marcos resolveu investir na mistura exótica que, segundo o restaurante, os clientes aprovaram.
 
Ficou curioso para conhecer o sabor da mistura?
 

Então teste a receita em casa!

 
Caipirinha de Café
Rendimento: 1 drink
Tempo de preparo: 5 minutos.

 


Ingredientes:

Modo de preparo:

Macere o limão com açúcar. Acrescente uma dose de cachaça. Coloque o gelo e finalize com a dose de café. Se quiser dar uma incrementada no visual da caipirinha, enfeite a bebida com grãos de café por cima e aproveite!

Salut!🍹

Caipirinha de Café
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.